Com o custo desse tipo de televisão caindo (as TVs de plasma chegaram a custar US$ 25.000 quando foram lançadas alguns anos atrás), chegou a vez da classe média trocar a velha TV de tubo por uma nova e fina.
Existe um outro artigo que escrevi que fala sobre a resolução e a confusão entre HDTV e TV Digital, porém este focará na escolha do tamanho da TV em função do espaço que se tem na sala.
Apesar de poucos saberem, há uma distância ideal para se assistir à TV. E não é sempre 3 (ou 4 ou 5) metros. Essa distância varia em função do tamanho da tela e do seu posicionamento.
O site Hi-Fi Planet tem um artigo sobre isso e também uma calculadora para o tamanho da tela e a distância que devemos assisti-la ou para calcular o tamanho máximo da tela a partir da distância que estaremos da tela.
Você pode ignorar esses cálculos ? Com certeza! É você que irá sentir os efeitos da sua escolha…
Você pode colocar uma tela de 50″ para assistir a 3 metros de distância, quando o mínimo recomendável seriam quase 4 metros. O que acontecerá é que por não ter a distância mínima, você deve ser capaz de ver os pixels luminosos que formam a imagem, e ela parecerá “não tão boa” na maior parte das vezes.
Acredite-me, eu já sofri desse problema: tinha uma TV 34″ a 2 metros de distância, quando mudei e coloquei-a a 3 metros a imagem ficou “MUITO melhor”! E quem notou e comentou isso foi minha mulher!
Porém se você for na direção oposta, e colocar uma TV de 26 polegadas a 5 metros de distância, estará “perdendo” imagem, pois a imagem será muito pequena e distante.
Outra dúvida comum é a que altura posicionar a tela.
O centro da tela deve estar posicionado na altura das pessoas que vão assisti-la.
Mas lembre-se: você NORMALMENTE assiste à TV sentado! Então faça os cálculos usando uma pessoa sentada no mesmo confortável sofá que será usado para assistir TV!
Boa compra e divirta-se.