Melhorando o Windows XP: #2 = Menu de Contexto – Prompt aqui

Este é o segundo artigo de uma série de dicas sobre como melhorar o Windows XP, já que aparentemente ele estará por aqui por um bom tempo ainda.

Vamos adicionar um menu de contexto para abrir um prompt (tela preta do DOS) diretamente em uma pasta.

Para os que não sabem, menu de contexto é aquele que aparece ao clicar com o 2º botão (normalmente chamado de botão direito) sobre um item.

Mostrando o "Prompt Aqui" funcionando

Mostrando o "Prompt Aqui" funcionando

Passo a passo:
(atenção, mexer no registro é perigoso, siga as instruções de backup… não me responsabilizo por problemas no seu windows!)

You’ll then be able to browse anyplace on your hard disk to copy or move the file to, then send the file there. To do it:

1. Abra o Windows Explorer.

2. Selecione Ferramentas >> Opções de Pastas e depois clique na aba Tipos de Arquivos.

3. Selecione “(Nenhum) Pasta”  que é a pasta amarela que aparece no meio desta janela e depois clique no botão “Avançado“.

4. Clique no botão Novo

5. Na caixa de texto “Ação”, digite:  Prompt Aqui.

6. Na caixa de texto “Applicativo usado para executar a ação” digite cmd.exe.

7. Clique em OK, novamente em OK  e depois em Fechar.

8. Saia do Windows Explorer fechando a janela.

A nova opção do menu deverá aparecer imediatamente. Note porém que ela não aparecerá se você clicar com o 2º botão em um arquivo, somente se o clique for sobre uma pasta.

REMOVER: Se decidir que não quer mais essa opção, precisará removê-la através do registro. abra o editor do registro e apague a chave  HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\Folder\shell\Prompt_Aqui.   Quando você sair do editor de registro, a opção terá sumido do seu menu de contexto.

Fonte original (em inglês): http://www.computerworld.com/s/article/9111531/Free_Windows_XP_tuneup_Put_new_life_into_an_old_workhorse?taxonomyId=89&pageNumber=1