Recentemente, por causa da pandemia, fui obrigado a fazer o token criptográfico funcionar no meu macmini.
Todos os meses eu preciso assinar digitalmente alguns documentos, e não consegui fazer funcionar remotamente (via RDP) no micro Windows 10 do trabalho, onde tudo estava configurado a quase um ano.
<!–Ads1–>
Eis a sequencia que funciona:
- instalar os drivers ou programa gerenciador do token, seguindo instruções do fabricante ou da AC.
- Confirmar que o token é reconhecido pelo sistema operacional, o que no meu caso significava abrir o aplicativo TOKENADMIN para que ele mostre o token como Operacional conforme essa imagem
Agora só precisamos confirmar que seu certificado funciona no navegador/browser (e tome cuidado, alguns só funcionam em Firefox ou Chrome!) .
O meio mais simples que conheço é acessar o site de teste de certificados da CertiSign em
https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/certificado-digital/teste-certificado
Se funcionar, deve mostrar algo assim:
Se seu certificado passou no teste, está tudo bem.
Mas meu problema é que mesmo depois de funcionar até para bloquear o OSX, eu não conseguia fazer funcionar no Adobe Reader DC!
O truque foi configurar o módulo PKCS#11 no Adobe Reader conforme abaixo:
Notem que no meu caso o token era um G+D StarSign USB-token S e eu tive que instalar um aplicativo chamado tokenadmin, depois precisei adicionar o módulo em Preferencias, categoria Assinaturas, dentro de Certificados confiáveis e de Identidade escolhi o botão Mais, e no item Módulos e Tokens PCS#11 , botão adicionar Módulos, e inserir esse caminho:
/Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib
Tudo ok, fui capaz de assinar documentos eletronicamente!
E se alguém quiser pagar pela dica, basta pedir a conta Paypal e/ou acessar a Lista de Desejos da Amazon, lá tem itens entre US$ 2 e US$2.000 🙂