Diagnóstico de problemas de rede/internet

Se usa computadores a mais de um mês, você já deve ter passado por isso: não consegue conectar na rede do escritório ou na internet.

O que fazer ? Normalmente, se você não é um técnico, você liga para um! 🙂

Eu mesmo já fiz esse diagnóstico centenas de vezes, e agora resolvi escrever um tutorial passo a passo. Acredito que depois vou gerar um PDF e disponibilizar para ser salvo e poder ser consultado quando não houver internet.

O exemplo abaixo mostra como fazer usando a minha máquina em casa, rodando Windows XP SP3.  O mesmo se aplica com pequenas variações a qualquer Windows.

1)Entrar no DOS

O primeiro passo é entrar no DOS (a famosa tela preta que assusta a muitos é a melhor maneira de diagnosticar rapidamente esse problema).

Para fazer isso, vamos clicar no botão Iniciar, escolher executar e na caixa que surgir colocar o comando “cmd” e pressionar a tecla ENTER.

iniciar executar

mostrando o executar para rodar o cmd

2)Descobrir o endereço IP

Agora precisamos descobrir qual endereço IP o seu computador está usando.

Para fazer isso vamos pedir que o Windows mostre a configuração das placas de rede, e fazemos isso com o comando “ipconfig

ipconfig

resultado do comando ipconfig

Note que o nome da sua placa de rede (que na imagem acima aparece como “Adaptador Ethernet Conexão Local 3” pode ser diferente e isso é até esperado.

O importante é encontrar a placa de rede correta. A maioria das pessoas terá uma ou duas placas de rede apenas. Se o nome não permitir que você saiba qual é procure por uma que tenha “Gateway padrão”.

Note que os endereços IP mostrados refletem a minha rede, e certamente serão diferentes para você, mas não se preocupe com isso. O importante é ter algum endereço IP em uma placa de rede.

Normalmente os endereços IP se parecerão ou com 192.168.0.10 onde a parte importante é o início (192.168.0) ou com 10.0.0.2 (onde a parte importante é o 10. ).

Muito importante é que o endereço IP e o gateway padrão estejam com a parte importante igual.

Para saber qual é a parte importante, pode-se olhar para quantos números diferentes de ZERO existem na mascara de sub-rede. Veja que na imagem exemplo acima, são 3 octetos (numeros entre 0 e 255) iguais a 255 e um apenas igual a ZERO. Então nesta rede o importante é ter os três primeiros números iguais!

Veja que na imagem exemplo o endereço IP é 192.168.13.38 e o gateway padrão é 192.168.13.1.  O último número varia e deve ser único pois identifica o computador na rede!

Se estes números não tiverem a parte importante igual, você tem um problema maior:  sua rede está mal configurada ou algo estranho aconteceu!

Vamos continuar, pressupondo que estão ok.

3) Fazer PING no gateway padrão

Para saber se existe comunicação na rede, vamos fazer ping no endereço do gateway padrão:

ping gateway padrao

fazendo ping no gateway padrão

Note que esse teste foi bem sucedido já que as estatísticas mostram Enviados = 4 e Recebidos = 4 além de 0% de perda!

Mas muitas vezes não é assim, e o que vemos é o seguinte:

falha no ping do gateway padrao

ping do gateway padrão falhando

Este é o cenário completamente oposto, apesar de ter o mesmo Enviados = 4 , nenhump acote foi recebido (Recebidos =0) resultando em 100% de perda!

Este computador não está se comunicando com o próximo computador na rede, que é o seu gateway padrão.

Mas pelo menos uma boa informação advem desse teste. Sabemos que o cabo de rede está ligado, pois se não estivesse, o seguinte seria mostrado:

falha de ping - cabo desconectado

ping do gateway padrão falhando - cabo desconectado

Você já deveria ter visto essa informação no Windows, já que está no systray, próximo ao relógio, e se parece com isso:  falha de conexão de rede

Esse é um problema físico, o cabo está com problema, ou mal-conectado ou a outra ponta (que não a do seu computador está solta)…

Você precisa resolver isso, nunca funcionará enquanto estiver dando erro de hardware ou mostrando esse ícone.

Quando você tem problemas para chegar até o gateway padrão, seu problema ou é no seu computador, ou na estrutura física que lhe conecta a rede do escritório.

Pode ser um switch (aquela caixa onde chegam todos os cabos de rede) com problemas ou desligado ou  o cabo quebrado ou mal-feito e portanto com mau contato. Em outro artigo mostraremos cabos mal feitos.

Se você está vendo a primeira tela, mostrando 0% de perda, é hora de continuar e ver onde o problema pode estar.

4) Ping de endereço IP da internet

Se você consegue fazer ping e ter 0% de perda no gateway padrão, o próximo passo é fazer ping em um endereço da internet.

Eu escolhi usar o DNS primário do Terra, pois sei que sempre estará funcionando! Para fazer esse teste, devemos usar o comando “ping 200.176.2.10” como mostra a imagem abaixo:

ping em endereço IP

ping num endereço IP (o do DNS do Terra)

Novamente o que buscamos é 0% de perda.

Se você tiver conexão a internet, então verá uma tela muito similar a acima. E isso é um bom sinal!

É aceitável ter alguma perda, se sua conexão internet for normalmente ruim… mas nesse caso você deveria chamar um técnico para ver o problema ou se possível trocar de provedor (de NET/Virtua  para BrasilTelecom ou GVT por exemplo).

Vamos adiante, agora falta a parte mais suscetível a erros: tentar acessar um endereço não-numérico.

5) Ping em endereço de internet

Os humanos não conseguem guardar números muito bem, e guardar um número gigante (de 4 octetos) para cada site, não teria permitido a internet se disseminar.

Para fazer a conversão entre endereços IP e nomes, existe um mecanismo chamado de servidor de DNS.  Problemas de DNS são a causa mais frequente de problemas intermitentes de conexão a internet! Basta um servidor mal dimensionado e num momento ele pode falhar, deixar de responder e assim você não conseguirá navegar na internet, apesar de poder fazer muitas coisas, como talvez baixar seus e-mails ou conectar no MSN!

Façamos então o teste de ping no site do Terra: “ping www.terra.com.br”

ping no site do Terra

ping no site do Terra

Esta é a situação normal, se tudo estiver funcionando, o resultado será 0% de perda em vez de 100% de perda.

Neste caso, bastará abrir o navegador internet (de preferência o Firefox) e navegar alegremente.

Se não funcionar, você deve mudar o seus servidores de DNS, o que será assunto do próximo artigo! Aguarde.